quinta-feira, 16 de julho de 2009

Aunque no creas en brujitas

Talvez você conheça Mauro Cezar Pereira. Talvez não. Em caso negativo, você pode saber mais sobre ele em seu blog no site da ESPN Brasil.

Trata-se de um jornalista meio ranzinza, mal-humorado; meio mala. Por outro lado, é um dos mais competentes comentaristas esportivos da televisão brasileira. Não à toa trabalha onde trabalha. E conhece como ninguém no Brasil o futebol argentino.

É bem provável que muitas pessoas tenham sido pegas de surpresa pela vitória do Estudiantes sobre o Cruzeiro na final da Libertadores. O supracitado jornalista e seus leitores - eu entre eles -, não foram.



Mas ninguém é perfeito e tampouco o é o Sr. Mauro Cezar. Outro dia ele afirmou, com todas as letras, que a diretoria e a torcida do São Paulo Futebol Clube consideram-no a maior força do futebol sulamericano ao lado do Boca Juniors, coisa que não é. Ele disse literalmente "não é".

Então vamos lá.

Todos sabemos que os argentinos dominam a Libertadores. O Independiente é o maior campeão da história da competição, seguido pelo Boca. Ponto pacífico. Vale a pena lembrar, por outro lado, que o interesse das equipes brasileiras pelo torneio era pequeno nos anos 60 e mesmo nos 70 e 80: as viagens eram caras, até mesmo perigosas e a recompensa era relativamente pequena. Além disso, o futebol como um todo mudou radicalmente nos últimos anos. Por conta disso tudo, vamos nos ater às últimas 25 edições da Copa Libertadores da América.

Nesse período (1985-2009):

* apenas dois times chegaram à decisão cinco vezes: São Paulo e Boca.

* apenas dois times venceram a competição três ou mais vezes: São Paulo e Boca.

* apenas dois times foram campeões em anos consecutivos (o velho "bicampeão"): São Paulo e Boca.

* apenas um time brasileiro venceu um time argentino numa final: São Paulo.

Além disso, é bom ressaltar que, nesse período, todos os times que eliminaram o São Paulo foram no mínimo vicecampões, com a exceção da edição de 1987, ano em que o Tricolor caiu logo na primeira fase.

O video abaixo não tem relação nenhuma com o post. Eu só gostei de colocar videos aqui, mesmo!

Um comentário:

Anônimo disse...

No...nay never,no nay never no more!!!!!