segunda-feira, 20 de julho de 2009

Loud as it can be

Você pode não ser fã daquele programa Top Top da MTV, mas sem sombra de dúvida já se deparou oitocentas e dezoito vezes com listas do tipo "as dez melhores capas de álbum de todos os tempos". Você SEMPRE fica curioso com a tal classificação e SEMPRE discorda dela.

Não sei quanto a você, caro e quiçá inexistente leitor, mas as listas que mais agonia me causam são aquelas que envolvem o Metal. Invariavelmente o primeiro lugar é ocupado por alguma coisa que nem com toda a boa vontade do mundo se classificaria como Heavy Metal. Os autores são comumente estadunidenses, e, por conseguinte, a capacidade de separar o joio do trigo é seriamente comprometida. Via de regra é o trigo que é consumido pelas chamas.

Se eu fosse me aventurar a fazer listas, eu faria uma das bandas que com mais frequência aparecem - impropriamente - nos top X de "Metal". Que tal?!

1. Led Zeppelin
2. Deep Purple
3. Black Sabbath
4. AC/DC
5. Motörhead
6. Van Halen
7. Kiss
8. Guns'n'Roses
9. Aerosmith (?!)
10. Mötley Crüe (?!!!)

Convenhamos, a Inezita Barroso é mais True Metal do que Guns'n'Roses, Mötley Crue e Aerosmith juntos. Agora há pouco achei uma lista que tinha Soundgarden. Outra tinha Alice in Chains. Se amanhã eu achar uma com Só Pra Contrariar eu não vou me espantar nem um pouco.



A impressão que fica é uma só: muita gente não sabe em absoluto o que é Heavy Metal. Ou tem apenas uma vaga noção. Ou então não gosta do gênero e não faz a mínima questão de entendê-lo. Nesse caso, se eventualmente surgir a necessidade de fazer um "10 melhores álbuns de Heavy Metal da história", vale a boa e velha máxima do mestre Ronaldão: "bola pro mato..."



Então que diabos é o Metal? Quando surgiu? Metaleiros são mesmo sujos? Existem várias definições, e certamente não há uma só resposta para cada pergunta. Eu tenho algumas teorias. Assuntos para os próximos posts.

2 comentários:

Rebs disse...

E no final das contas você não postou a SUA lista.

Anônimo disse...

Não é só com o Heavy Metal, meu caro... já ouvi certas pessoas falarem que Deep Purple e Led Zeppelin é Rock Progressivo.