quinta-feira, 23 de julho de 2009

Holy smoke

Em posts anteriores, falei da origem metalúrgica dos metaleiros sujos. Ou seria a origem metaleira e suja dos metalúrgicos...?



Enfim.

O assunto do presente, porém, será diferente, embora próximo. Você deve saber que no dia sete de abril do corrente ano a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou a agora famosa lei que proíbe o consumo de cigarros e correlatos em ambientes fechados.



Muita gente achou batuta, mas o que será que o Humphrey Bogart pensa disso?



Eu como ex-fumante poderia ser considerado suspeito, qualquer que fosse a minha sentença a respeito do tema. Mas uma qüestão não me sai da cabeça: se a preocupação é com o bem-estar pulmonar da população da cidade, não seria mais interessante começar proibindo a circulação de automóveis?



Essa belezura aí em cima, por exemplo. O equivalente a quantos cigarros essa criança joga no ar por segundo?

Que o cigarro causa problemas à saúde, isso é meio que ponto pacífico. Mas existem constatações mais interessantes a respeito do ato de fumar. O tabagismo, afinal, não deixa de ser uma metáfora da industrialização. Talvez uma metonímia. E quando inconscientemente nos damos conta do lugar aonde a poluição de verdade está prestes a nos levar, as energias são direcionadas para esse tipo de problema, convenhamos, menor.



Que tal uma dessa aqui?

Um comentário:

Paulisttox disse...

Rapaz imundo, fétido e inescrupuloso!!!! É com horrendo prazer que volto a ler as infames linhas de seu blog!!!

Achei que o tinha abandonado, com mil caralh*s!!! Não sei pq...


Enfim, expresso aqui a minha saudação!!!!
Auf wiedersehen!!