domingo, 16 de agosto de 2009

The whisperer in darkness

"O fim chegou", dizia o rabisco pestilencial. "Não haverá mais gelo... o homem olhou e correu. Fica cada vez mais quente e os tecidos não poderão durar mais. Imagino que saibas... o que eu disse sobre a vontade, os nervos e o corpo preservado depois que os órgãos cessassem de funcionar. Era uma boa teoria, mas não podia ser mantida indefinidamente. Houve uma deterioração gradual que eu não previra. O Dr. Torres sabia, mas o choque o matou. Não pôde suportar o que tinha de fazer; tinha de me meter num lugar estranho e escuro, mas atentou à minha carta e me fez voltar, com seus cuidados. E os órgãos jamais voltariam a funcionar novamente. Tinha de ser feito à minha maneira - preservação artificial -, pois vês: eu morri naquela época, há dezoito anos".

Três meses antes do meu nascimento, vinha à luz a segunda edição de uma famosa coletânea de contos de H. P. Lovecraft. O volume, editado pela finada Francisco Alves, era encabeçado por "Um Sussurro nas Trevas" e continha ainda clássicos como "O chamado de Cthulhu" e "Sombras perdidas no tempo". O trecho transcrito acima de "Vento Frio" foi motivo de uma singular conversa, ocorrida há alguns anos na sede da Fundação Simone, no bairro de Vila Buarque, entre mim e o Sr. Araújo. Este argumentava que alguns contos de nosso dileto mestre haviam perdido com os anos um pouco de sua força. O exemplo dado foi o da supracitada passagem. Desde então, o número dezoito tornou-se uma espécie de número cósmico e cabalístico para nossa curiosa patota.

Aproveitando portanto a proximidade das celebrações do nascimento do grandioso HPL - a saber, na próxima quinta, 20/08 -, lançaremos agora a série...

O QUE ACONTECEU HOJE... HÁ DEZOOOOOOOOITO ANOS...

17 de agosto de 1991

:: O São Paulo venceu o Noroeste de Bauru, pelo Paulistão, pelo placar de 3 a 1, no Morumbi. Foram dois gols de Raí e um de Ronaldão.

:: No mesmo dia, o Palmeiras perdeu em Campinas para o Guarani por 1 a 0. Gol sabe Deus de quem.

:: Enquanto isso, na sala de justiça, Gennadi Yanayev e seus colegas planejavam o golpe que tentariam dar em Mikhail Gorbatchôv dali a dois dias.

:: No antigo Yankee Stadium, o time da casa derrotava os meias brancas de Chicago pelo placar de 4 a 2, com um home run solo do venezuelano Alvaro Espinoza (saudooooooooso).

:: O Metallica tocou no Monsters of Rock em Donington Park. Eu não estava lá.

:: Pelo campeonato mundial de futebol sub-17, realizado na Itália, a seleção argentina venceu a chinesa por 2 a 1. Gol sabe de quem?! La Brujita. No mesmo dia, o poderoso Sudão goleou os Emirados Árabes Unidos por 4 a 1, diante de 250 curiosos.

:: Foi realizada em Divinópolis, Minas Gerais, a emocionante final do Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino de Vôlei. Eu não sei quem jogou. Muito menos quem ganhou.

Enfim, muitas outras coisas batutas devem ter acontecido nesse longínquo sábado. Você lembra do que comeu no almoço daquele dia?

2 comentários:

Anônimo disse...

Hmmm. Há dezoooooito anos eu...:

- Usava o cabelo tipo Branca de Neve( com tiara e tudo) e uns óculos que já seriam capazes de queimar inocentes formigas.
- gostava que meu pai fizesse cócegas antes de dormir, mas às vezes ele estava tão cansado que eu fazia as cócegas nele.
- tinha um cãozinho chamado Dândi que era velhinho e simpático. Infelizmente ele peidava muito, mas isso não diminuía seu brilho.
- eu gostava quando minha mãe voltava do trabalho e me trazia balas de coco com sabores variados( o melhor era prestígio)

e por fim...O que eu comi no almoço há dezooooito anos?
Arroz, carne de panela com molho e como sobremesa um chiclete daqueles gigantes de máquina, que mastiguei muitas vezes e depois coloquei na geladeira para reaproveitar. Com açúcar. Hummm, dilíciaaaaa... ;)
Adorei seu post, Carlos Robério...Criativo como sempre.

Das Dores Malagastrangas.

Anônimo disse...

Há dezooooooooito anos, ou seja, em 1991:

- 17 de janeiro: inicio da Guerra do Golfo;
- 19 de janeiro: início da Segunda edição do Rock in Rio;
- 24 de agosto: a Ucrânia declara-se independente da URRS;
- 21 de setembro: independência da Armênia;
- 8 de Outubro: independência da Croácia;
- 18 de novembro: meu aniversário;
- 23 de novembro: falecimento de Klaus Kinski.

Também foi o início da era grunge, que graças aos deuses não me afetou nem um pouquinho!