segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Welcome to Hell

Alguns posts atrás, falei sobre a gênese do Metal como gênero. Usei por sinal a mesma aliteração ridícula da frase anterior... Mas enfim. Comentei as deprimentes listas de top 18 [leia-se dezoooooooito] do estilo, recheadas de bandas que podem ser qualquer coisa, menos Metal. Falei da NWOBHM etc. etc.

O fato é que hoje em dia temos bandas de Metal que usam os rótulos mais esdrúxulos para descrever o som que produzem. Temos pagan obscure bombastic apocalyptic black metal. Temos folk elvish nationalist white power metal. Temos true viking stallion rocco siffredi metal, temos splatter blood and gore goat mortal death metal etc. etc. Enfim, a maior várzea. Uma zona.

Mas se o Heavy Metal já é um gênero musical, por que existem esses milhares de subgêneros?

Bom, duas considerações iniciais: o Metal é um dos gêneros mais amplos que há. Portanto é natural que ele tenha linhas e subdivisões. Claro que essa putaria aí em cima é injustificável, mas... Em segundo lugar, o que se entende por Metal nos EUA é uma bizarrice sem tamanho. Devemos, assim, descartar qualquer tentativa taxonômica por parte dos anglófonos do Setentrião americano no que se refere ao gênero musical em qüestão.

Assim, power metal, por exemplo, é um rótulo que para mim não diz absolutamente nada. Eu proponho suprimi-lo.

As denominações que eu considero aceitáveis são:

* Heavy Metal (o tradicional, true to the bone);
* Metal Melódico (até "sinfônico" me soa melhor que "power");
* Metal Progressivo (que me parece simplesmente a fusão do rock progressivo com o metal tradicional);
* Thrash Metal;
* Death Metal;
* Black Metal.

Só.

Esse último, por sinal, é aquele que me inspirou a escrever essa tranqueira aqui. Sim, posto que eu creio ter sido o Venom a banda que iniciou o processo de diversificação do gênero, a banda que abriu o caminho para o surgimento do primeiro subgênero. O Venom, afinal, é Heavy Metal, mas dele brotou o Black Metal. Assim como o Sabbath era "Hard Rock" e dele brotou o Metal.

O que vocês acham?

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda acho que você deveria escrever um livro sobre Metal. Não me esqueço da palestra gratuita que você me deu sobre o assunto numa adorável noite, no ex-pé-sujo Charm Lanches... ;)

Das Dores Malagas( para os íntimos...)

Bruno disse...

lucao, sugiro um post sobre o lendário Green Jelly (para detonar ou elogiar, não sei sua opinião sobre...). è nois, abraço!